quarta-feira, 15 de julho de 2015

Se impressionou com a particula de Deus? Conheça o Pentaquark!

Hoje, o experimento LHCb no Grande colisor de Hádrons do CERN comunicou a descoberta de uma classe de partículas conhecida como pentaquarks.

Guy Wilkinson, do LHCb, diz em um comunicado que o pentaquark não é uma nova partícula qualquer. Segundo ele:

“O pentaquark representa uma maneira de agregar quarks, os constituintes fundamentais da prótons e nêutrons normais, em um padrão que nunca foi observado antes em mais de cinquenta anos de pesquisas experimentais. Ao estudar suas propriedades, poderemos entender melhor o que constitui a matéria comum, os prótons e nêutrons a partir dos quais todos somos feitos.”

Blog_Creondai_06

Em 1964, dois físicos, Murray Gell-Mann e George Zweig, propuseram, separadamente, a existência de partículas subatômicas conhecidas como quarks.
As teorias deles afirmavam que as propriedades mais importantes de partículas conhecidas como bárions e mésons poderiam ser melhor explicadas se, na verdade, elas fossem formadas por partículas ainda menores. Zweig chamou estas partículas menores de “ases”, um nome que não ficou muito popular.
Gell-Mann as chamou de “quark”, o nome pelo qual elas são conhecidas hoje.
O modelo proposto pelos cientistas também permitiu a descoberta de outros estados dos quarks, como o pentaquark. Esta partícula – antes puramente teórica – é composta de quatro quarks e um antiquark (o equivalente em antimatéria de um quark comum).
O anúncio é o equivalente à descoberta de uma nova forma de matéria e foi divulgado na revista especializada “Physical Review Letters”.

Blog_Creondai_04

Gell-Mann ganhou o Prêmio Nobel em Física pelo seu trabalho em 1969. Este modelo de quark também permite a existência de outros estados quark, como o pentaquark, composto de 4 quarks e um antiquark. Até agora, no entanto, nenhuma evidência conclusiva para o pentaquarks foi vista.

Blog_Creondai_02

Os pesquisadores do LHCb identificaram a existência do pentaquark examinando o decaimento da partícula Bárion, conhecida como Lambda b, se dividindo em três partículas, a J-psi, um próton e um káon carregado.

Blog_Creondai_03

Estudando o espectro de massas do J-psi e o próton revelaram que estados intermediários eram envolvidos na sua produção. Estes tem sido nomeados Pc(4450)+ e Pc(4380)+, o primeiro sendo claramente visível como um pico nos dados, e o último sendo necessário para descrever os dados completamente.

Blog_Creondai_01

“Beneficiando-se de muitos dados fornecido pelo LHC, e a excelente precisão do nosso detector, nós examinamos todas as possibilidades para estes sinais, e concluímos que eles só podem ser explicados por estados pentaquark”

“Mais precisamente os estados que precisam ser formados por dois quark up, um quark down, um quark charm e um anti-quark charm”.

Diz o físico do LHCb, Tomasz Skwarnicki da Universidade de Syracuse.

Experimentos anteriores que haviam procurado pelos pentaquarks provaram-se inconclusivos. Onde o experimento do LHCb difere é que este tem sido capaz de visualizar os pentaquarks de muitas perspectivas, com todos eles apontando para a mesma conclusão. Como se as pesquisas anteriores estivessem olhando para silhuetas no escuro, aonde o LHCb conduziu o experimento com luzes acesas e de todos os ângulos. O próximo passo na análise será estudar como os quarks são agrupados com os pentaquarks, para isso mais experimentos serão feitos.

O post Se impressionou com a particula de Deus? Conheça o Pentaquark! apareceu primeiro em Creondai.



Copie e cole o link no seu navegador para ver a notícia. http://bit.ly/1fJADix
www.creondai.com.br via IFTTT

Nenhum comentário: