segunda-feira, 19 de outubro de 2015

HyperCam, a câmera com visão sobrehumana

Uma das coisas que mais me fascinam é a fotografia. Conheço muitas pessoas com o dom para tirar fotos, seja em uma Nikon super profissional ou em um celular Motorola V710 de 2004 com 1.3Mp de câmera. Mas antes que me digam que o que importa não é a quantidade de Pixels e sim a lente, a iluminação e o tino para a fotografia, eu vos direi que também tem de haver a vontade de fotografar pelo prazer de se capturar o momento.

Para mim, não basta se capturar o momento, mas também é preciso se capturar todos os detalhes.

E esta semana eu descobri que uma parceria entre a Microsoft e a Universidade de Washington resultou em uma câmera que utiliza análise de múltiplos espectros de luz para enxergar coisas que não são visíveis a olho nu. Ou seja, posso dizer que pelo menos 70% a mais de detalhes na fotografia. O melhor é que o feito pode ser feito com um custo que também poderá ser acessível para as massas.

Blog_Creondai_01

A HyperCam é um a câmera que ilumina a cena com luzes que passam pelo espectro de luz visível por humanos, e vai além, utilizando infra-vermelho, para captar e comparar imagens que dão destaque ao invisível. Dessa forma é possível iluminar vasos sanguíneos, ou identificar se uma fruta está madura, por exemplo.

Blog_Creondai_03

Uma das novidades é um algoritmo que compara as fotos tiradas com iluminação comum e com infra-vermelho, para que se dê destaque apenas às partes que seres humanos não conseguem enxergar, como uma espécie de HDR mais tecnológico.

Blog_Creondai_02

A câmera ainda não está à venda, mas segundo os pesquisadores, o plano é vendê-la a 50 dólares quando uma versão comercial for lançada. O acessório poderá ser acoplado a smartphones e utilizará a tela dos aparelhos para realizar as fotos.

Vejam abaixo o vídeo de apresentação da novidade para entenderem melhor o processo.

O negócio é agora esperar sair a versão comercial destes sensores para começar a fotografar com maiores detalhes possíveis.

O post HyperCam, a câmera com visão sobrehumana apareceu primeiro em Creondai.



Copie e cole o link no seu navegador para ver a notícia. http://bit.ly/1GlnQ1i
www.creondai.com.br via IFTTT

Nenhum comentário: