sexta-feira, 8 de maio de 2015

Um grande alívio para todos. O foguete russo realizou a reentrada na atmosfera e se desintegrou.

A aeronave espacial não tripulada Progress se desintegrou completamente ao reentrar na atmosfera da Terra sobre o Oceano Pacífico na madrugada de sexta (8), às 5h04, horário de Moscou – noite de quinta (7), às 22h04, horário de Brasília – segundo agências de notícias mundiais.

Blog_Creondai_02

Ultima localização da Nave, aonde realizou a reentrada e se desintegrou.

 

A queda ocorreu uma semana depois que os operadores russos perderam o controle da aeronave.

“A nave espacial Progress M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscou em 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera foi realizada sobre o Oceano Pacífico central”, disse a agência espacial russa Roscosmos em um comunicado.
Ainda não há informação sobre fragmentos.

Alguns sites realizaram o acompanhamento ao vivo da órbita da nave antes que ele realizasse a reentrada e continuam mostrando o acompanhamento destas naves.Foi explicado que eventualmente, mesmo que o satélite já tenha reentrado ele ainda possa estar sendo mostrado no mapa como se estivesse alí, na verdade o que está aparecendo no mapa é a localização hipotética, se ele ainda estivesse em órbita da Terra. Mas não está mais.

Preocupação em todo mundo.

Houve muita comoção e preocupação com o equipamento pois havia uma probabilidade muito alta de que caísse em uma área povoada do nosso planeta. Com um risco muito alto de que houvesse uma colisão desta nave com terra firme muitas agências de notícias seguiram acompanhando as trajetórias em todo o mundo. Nós também acompanhamos clique aqui.

Blog_Creondai_01

Ainda ontem durante a tarde foram liberados vários comunicados informando  possíveis localizações da queda do equipamento. De acordo com o Satview.org, a nave poderia se romper às 20h01 na noite desta sexta-feira (pelo horário de brasília), quando estivesse a uma altura de 130 km a partir da superfície terrestre. Foi dito inclusive que ao entrar na atmosfera, o cargueiro poderia tornar se um tipo de bola de fogo no céu. Além disso, também foi proposto que o objeto poderia ser visto queimando do Brasil e que seus restos mais resistentes poderiam cair por aqui. Pois de acordo com cálculos de trajetória, a Progress poderia cair em qualquer lugar a 51.6 graus ao norte ou sul da linha do Equador.

A ultima previsão

No meio da tarde de ontem, foi liberada a última previsão do horário da queda do módulo Progress. Essa previsão foi calculada pelo Comando Estratégico dos EUA, um órgão de defesa militar norte americana. Baseado na observação das órbitas mais recentes, foi também a mais precisa durante todo o dia.

Blog_Creondai_01

De acordo com os cálculos, a reentrada do módulo russo na atmosfera terrestre era esperado para às 22h36 (horário de Brasília) da noite desta quinta (7). A margem de erro era de 2 horas para mais e para menos, ou seja, a “janela” de reentrada iria desde às 20h36 até 00h36 de hoje.

Blog_Creondai_03

Com essas informações é possível mostrar as órbitas que ocorreriam nesse período de 4 horas. As linhas amarelas representavam essas órbitas do módulo e ficou claro que nenhuma delas cruzaria o Brasil, nem os EUA, Europa e Austrália. Por outro lado, China e Índia, dois países muito populosos estavam no caminho e isso gerou uma certa preocupação em os destroços caírem em terra firme. A boa notícia (esperança) foi que a maior parte do trajeto da Progress, seguindo as linhas que representam suas órbitas, estava sobre o Oceano Pacífico e não em terra firme, o que poderia ser perigoso para nós seres humanos.

Felizmente, tudo terminou bem.



Copie e cole o link no seu navegador para ver a notícia. http://bit.ly/1IVmvNB
www.creondai.com.br via IFTTT

Nenhum comentário: