terça-feira, 19 de maio de 2015

Vocês sabiam que a Samsung já tinha um Smartwatch em 1998?

Quem no mundo não conhece a Samsung?

Eu posso arriscar dizer que a Samsung é uma das 5 maiores empresas do ramo de tecnologia em nível mundial. Isso porquê, este reconhecimento a Samsung (Uma empresa sediada na Coreia do Sul) é porquê ela atua em diversos segmentos e cria produtos inovadores em cada uma das categorias, Que vão desde os smartphones, TVs, geladeiras, tablets, notebooks e até bem recentemente, os Wearable Gadgets, Hoje sendo também uma lider de vendas com os relógios inteligentes com sua linha Gear. Mas para quem não sabe, não é de agora que a marca asiática se aventura no setor de acessórios vestíveis…

SAMSUNG CSC Estamos falando do SPH-WP10 que foi anunciado no final de 1998 e lançado comercialmente em 1999 conforme nota da Samsung que pode ser lido através deste LINK. (inglês traduzido para o português pelo Google Translator)

    SPH-WP10 foi apresentado em 1998 como um ‘relógio telefone’, o primeiro e ainda um dos poucos dispositivos do gênero já criados. Na época, o fator de impacto que foi utilizado muito em propagandas da Samsung foi o fato do produto ser um dos menores e mais leves terminais sem fio já produzido, com design lembrando apetrechos originados diretamente em filmes de ficção científica. Em contrapartida, usando os padrões atuais como comparação, nota-se que o antigo gadget vestível da sul-coreana está distante de ser flexível, pesando 50 gramas e dois centímetros de espessura.

    Veja a seguir um vídeo demonstrando as algumas coisas do aparelho.

    Como sua denominação já sugere, SPH-WP10 é um pequeno aparelho capaz de agir como relógio e celular, possibilitando ver as horas e realizar chamadas de até 90 minutos, já que esse é o período em que o dispositivo consegue ficar longe de qualquer alimentação de energia. Pelo vídeo é possível identificar também que os toques que vinham no aparelhos já eram polifônicos. Sua tela é feita de LCD monocromático com retro iluminação, função bem-recebida na época, e era comandado por botões físicos distribuídos pela carcaça, além de comandos básicos de voz que permitiam acessar os contatos. A falta de teclado, entretanto, dificultava a escrita de números telefônicos.

    O primeiro ‘Wearable’ da Samsung atraiu atenção na época, mas não foi um sucesso de vendas, parando na primeira geração e entrando no esquecimento da tecnologia. Foram construídas 300 unidades apenas, vendidos por US$700,00 a unidade cada um. Foram postos a venda 200 unidades, ficaram 100 para reposição em caso de defeitos, e hoje é estimado que reste de 1 a 3 unidades no mundo inteiro.

    Blog_Creondai_07

    Smartwatches da Samsung. Em ordem evolutiva da esquerda para a direita. O SPH-WP10 de 1999, dispositivo desconhecido de 2002, e o S9110 de 2009.

    A unidade mostrada nesta reportagem é a primeira versão de Smartwatch da Samsung. Um segundo dispositivo também foi criado em 2002 mas não temos muitas informações sobre ela na internet, depois veio o S9110 em 2009 que não era o Galaxy Gear. O Galaxy Gear foi lançado em 2013.

    Blog_Creondai_08

    Dispositivo vestível Samsung

    Aparentemente o relógio seguia a idéia de Relógio-Celular mas não havia ainda maior inovação senão as telas coloridas que foram introduzidas em celulares pela época.

    Atualmente, a família Gear está progredindo rapidamente, visto que mais um integrante deve chegar recentemente às varejistas com display curvo, aderindo ao design aclamado do Motorola Moto 360 para rodar o Tizen modificado em um display redondo. A Samsung, ao que tudo indica, ainda possui muitas cartas na manga para esse segmento e vamos seguir esperando que tenhamos mais inovações bacanas como estas por aí.



    Copie e cole o link no seu navegador para ver a notícia. http://bit.ly/1F0Iaif
    www.creondai.com.br via IFTTT

    Nenhum comentário: